Lobisomem

  Esse ser misterioso e destrutivo ainda atrai muitos fãs,atualmente. Porém nos séculos anteriores, o monstro era sinonimo de terror e medo  .

A definição atual  do mito ,também conhecido com licantropo é: um ser amaldiçoado e se transforma numa criatura metade lobo e humano nas noite de lua cheia.
O conto do lobisomem é  muito velho. Existe várias versões da lenda, que varia de região em região.
      Uma das mais antigas lendas é a "A Epopeia de Gilgamesh". Na história,o pastor  Gilgamesh, se  recusa  a ser amante da deusa Ishtar , pelo comportamento maldoso dela com seus antigos companheiros amorosos. A deusa fica furiosa e  transforma o pastor de ovelhas em lobo.

   Metamorfose,é uma outra lenda de uma divindade furiosa . Ela fala que Lycaon, o rei da Arcádia, ofereceu a carne de Árcade a Zeus e  como punição, transformou-o em lobo .
O nome do rei  Lycaon e  termo lykos ,contém o mesmo significa : a palvra lobo, a qual  dá origem ao  nome grego  - licantopo (λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem") .         
Aqui no Brasil também possui variações do mito :

Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.


Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente.
                                                                       retirado do artigo do Wikipédia


  
Existe inúmeros  mitos parecidos ao do licantropo.Nas regiões onde não há lobos, contos  descrevem pessoas que se transformam em outros animais carnívoros. 
 Da mesma forma que, em alguns lugares da África, falam de pessoas que se transformam em hienas ou crocodilos.Ou em histórias  folclóricas chinesas, as pessoas se transformam em tigres, e em histórias japonesas, elas viram raposas.

Tornando e  Transformando-se  em Lobisomem

  Alguns contos folclóricos antigos ,as pessoas eram castigados por  deuses ou  pelas maldades faziam durante a vida .Entretanto ,existe lendas em que as pessoas  viram esses seres  por conta própria . Na Alemanha e países setentrional ,por exemplo em "Saga Völsunga" prosa irlandesa ,os guerreiros vestiam peles para lutar como eles .Em outras lendas ,o individuo usava um cinto ou correia a qual permitia ser lobisomem.

   Na versão mais difundida hoje em dia , a vítima leva uma mordida por um lobo ou por um individuo almadiçoado.
 Após a mordida , a metamorfose pode demorar minutos ou não e  aparência fisíca poderá ser  de um  lobo ou a dum ser humano , dependo da obra fictícia
        No inicio da transformação ,aumenta os pelos do corpo,os caninos ficam pronunciados e as cresce as unhas afiadas .Depois ,os ossos aumentam de volume  e tamanho velozmente ,chegando até romper a pele .  

Para aniquilar a criatura é necessário atirar com um artefato feito de prata.Se o monstro morre poderá  ficar na  forma de lobo ou humana ,dependendo do autor . 



Na Ficção


O Lobisomem é "pop" atualmente .Confira os personagens com está característica marcante.Veja ,os exemplos:
Harry Potter
Representantes do lobisomens:


Remo Lupin (inglês Remus Lupin ) foi professor de Hogwart ,matéria: Defesa Contra as Artes das Trevas .Sua primeira aparição em H.P. e o Prisioneiro de Azkaban .Remo consegui não virar lobisomem com  a poção "Mata -Cão".


Fenir Greyback possui um aparência lupina e voz parecida com um latido.Sua primeira aparição : H.P. e o Enígma do Príncipe .Comensal da Morte ,suas vítimas favoritas são crianças .





A Saga Crepúsculo(The Twilight Saga )


Quileutes : Tribo de lobisomens/transfiguradores.Jacob amigo e também interese amoroso de Bella. Aparição:Crepúsculo.


















O Lobisomem (The Wolfmam)


Remake do filme cultuado de 1941.NA Inglaterra vitoriana ,Lawrence Talbolt retorna da América ,em sua terra natal é mordido por um lobisomem





Um Lobisomem Americano em Londres(An American Werewolf in London)

Filme "cult", que narra a história de David Kessler vira um lobisomem ,após  ser mordido por licantropo em Londres.


Fontes: Como Funciona Tudo(How Stuff Works), Wikipédia(em inglês e português)

0 comentários:

Postar um comentário